Primeiros Passos

É sua primeira vez com o Protheus? Legal, esse post é o início para guiá-lo!

Mas quantas dúvidas simples já surgem nestes primeiros passos, não?!

E o que é Totvs? Protheus? Microsiga? ERP? ADVPL?

Ao mesmo tempo que tudo faz parte do mesmo pacote, não vamos confundir as coisas!
Neste post irei resumir da maneira mais simples possível:

1º) ERP:
ERP - Enterprise Resource Planning ou SIGE - Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (no Brasil) são sistemas de informações que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações,  sistemas de informações gerenciais, sistema de apoio à decisão, etc).
Um exemplo prático, é quando a empresa faz uma compra para revenda, todo processo é gerado pela equipe do departamento de Compras e quando a mercadoria chega, mesmo que tenha sido dado entrada por um departamento, todos os outros já podem consultar essas informações, como o módulo Estoque/Custos, o módulo Financeiro (comprou, tem que pagar! Logo é gerado um título no contas a pagar) e assim aos demais módulos também, como por exemplo, na contabilidade (com os lançamentos contábeis x movimentações da empresa).


2º) Microsiga:
A Siga - Sistemas Integrados de Gerência Automática Ltda, fundada por Ernesto Haberkorn no início dos anos 70, foi que deu origem a Microsiga.
E é assim que nasce em Setembro de 1983, com os sócios Laércio e Ernesto, a Microsiga - Assessoria, Software e Comércio de Computadores Ltda. Mais tarde passando a ser conhecida como Totvs ("totus").
O nome do seu produto (Sistema ERP) também era conhecido como Microsiga que mais tarde mudaria para Protheus.


3º) AdvPL:
Nada mais é que a Linguagem de Programação orientada a objetos e eventos, utilizada para customizações nos sistema ERP Protheus, como desenvolvimento de novas rotinas (exemplo relatórios, cadastros e etc) e também modificações de rotinas atuais.

A Linguagem ADVPL teve seu início em 1994, sendo na verdade uma evolução na utilização de
linguagens no padrão xBase pela Microsiga Software S.A. (Clipper, Visual Objects e depois
FiveWin). Com a criação da tecnologia Protheus, era necessário criar uma linguagem que
suportasse o padrão xBase para a manutenção de todo o código existente do sistema de ERP
Siga Advanced. Foi então criada a linguagem chamada Advanced Protheus Language.

No próprio sistema ERP, está disponível o IDE para esse desenvolvimento. A partir de 2012, esse desenvolmento pode ser realizado pelo Eclipse.

4º) Totvs:
TOTVS (pronuncia-se tótus) é uma empresa multinacional de software sediada no Brasil. Controladora das marcas Microsiga, Datasul, RM Sistemas, Logocenter e Midbyte, é considerada a maior empresa do setor com sede em países emergentes. Em Joinville fica a maior unidade de desenvolvimento de software da Totvs e da América Latina.
Possui atualmente mais de 220 canais de distribuição e está presente em 23 países, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guatemala, México, Costa Rica, Porto Rico, Estados Unidos da América, Portugal, Angola e Moçambique, além do Brasil.

5º) Protheus:
O Microsiga Protheus é uma linha de software ERP/CRM, baseada na tecnologia By You, criada e desenvolvida pela TOTVS. De maneira mais resumida, conhecido como o Sistema ERP da Totvs.
Alguns continuam chamando de "Microsiga", "Siga" e outros "Microsiga Protheus", enfim!

---------------------

Se você entender bem o que é cada um dos 5 pontos que falei acima, principalmente o que é ERP e o ADVPL, ótimo! Vamos ao que interessa!

Trabalhar com Sistemas ERP torna-se muito amplo, pois você pode querer ser alguém mais focado em processos, pode desejar ser especialista em um módulo ou generalista, como também pode ser alguém mais focado na área de desenvolvimento (programação), o que irá exigir conhecimento da linguagem ADVPL e de Banco de Dados. Mas será você mesmo quem deve saber em qual área você se encaixará melhor.

Qual o próximo passo daqui em diante?

1º) Se ainda não conhece o Protheus, nunca trabalhou com este sistema, é importante conhecê-lo! Fazer umas pesquisas sobre o sistema já vai ser um bom caminho, mesmo que até aqui você só o conheça teoricamente, daí você deve partir para conhecê-lo na prática! Instalando no seu computador/notebook para examinar suas funcionalidades, os módulos e a linguagem Advpl. 
Até aqui você não precisa se preocupar com Banco de Dados, pois o sistema para teste, pode rodar mesmo sem ter um banco de dados instalado, ele usa as tabelas de cada módulo nos formatos DBF, o que não lhe impedirá de acessar as rotinas (programas), fazer testes de cadastros como inclusão, alteração, exclusão e até mesmo gerar relatórios.  

OBs.: A atual versão é o Protheus 11, mas possa ser que você encontre algumas empresas usando versões antigas, o que não é aconselhável devido melhorias do próprio sistema e também regras fiscais que sofrem alterações constantemente.

A baixo segue um link para download da versão 11, já atualizada até Setembro/2012. O vídeo mostrando o passo à passo está muito ruim a qualidade, pois foi meu primeiro vídeo, também porque fiz com muita pressa, mas mesmo assim é possível compreender, seguindo as etapas mostrada.


2º) Instalando e executando o Protheus 11.



OBS.: Se surgir a mensagem de erro:  "ERR0002: Não foi possivel estabelecer conexão com TOTVS Application Server", alguns motivos podem está ocorrendo, como:

* O atalho criado do appserver.exe não foi iniciado com -CONSOLE.
Ou
* O firewall do windows está bloqueando a conexão.
Ou
* Será necessário deleta os arquivos temporarios do usuario:
Entre no Menu Iniciar \ Executar \ E digite: %temp%


Outro detalhe importante:

Quando você criar o atalho do appserver.exe e for digitar -Console, caso seu atalho está com aspas, logo após o fechamento das aspas, coloque um espaço e digite o -CONSOLE conforme este exemplo:
"C:\Users\fulano\TOTVS 11\Microsiga\bin\appserver\appserver.exe" -console





28 comentários:

  1. Respostas
    1. Acredito que nesta quinta-feira (08/11/2012) já conseguirei postar um conteúdo bacana e muito útil.
      É que ando bem corrido mesmo...

      Excluir
    2. Opa, muito legal a iniciativa. Eu particulaermene não sou um profissional da área de TI, mas do Marketing. Estou batendo um pouco de cabeça com o CRM do Protheus... Será que poderias me indicar algum vídeo/tutorial que dê um overview das funcionalidades? Ele é um sistema que pode ser usado sozinho ou é interessante integrá-lo com um outros software de CRM? É uma empresa que vende embarcações de lazer.
      Sucesso!

      Abs

      Excluir
    3. Muito obrigado em postar algo tão importante, pra quem esta iniciando. No momento estou trabalhando com o modulo TMS, mas os outros modulos vão me ajudar muito.

      Excluir
  2. sua iniciativa é muito boa, pra quem tem interesse em aprender, mas não tem com o que pagar os treinamentos disponíveis da TOTVs, normalmente encontramos cursos de ADVPL, mas geralmente são pagos e o valor é bem salgado pra quem ainda pretende dar os primeiros passos na linguagem.

    Fico no aguardo do Segundo passo...

    ResponderExcluir
  3. Quando sai o segundo passo?

    ResponderExcluir
  4. Ótima iniciativa, comecei a estudar ADVPL por conta e é muito bom poder apoiar em iniciativas como esta, baixei os programas no link, configurei e o protheus e o TOTVs Dev Studio esta abrindo normalmente.

    Porém, nem mesmo um simples alerta em tela o programa compila, quando clico no botão "executa", o Dev Studio simplesmente não faz nada, poderia me ajudar ?

    Att,
    Adilson Domingues de Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adilson, blz?
      Caso ainda esteja com este problema, entre em contato comigo por e-mail (murilojose.sp@gmail.com) que ficará mais fácil eu te ajudar.

      Abraço.

      Excluir
  5. Ola Murilo,
    Em primeiro lugar quero agradecer pelo compartilhamento da video aula foi muito tranquilo diferente de outro videos.
    Estou com 2 duvidas após a instalação 1) ERR0002: Ñ foi possivel estabelecer conexão com TOTVS application Server. Verifique suas configurações (rede ou TOTVS SmartClient) ou contat o adm.
    2) O help do sistema tem que estar on-line para ativar.

    ResponderExcluir
  6. Bacana o blog, matem ele atualizado amigo.

    Att

    ResponderExcluir
  7. boa noite amigo, quando tento renomear o atalho do totvs 11 com o final console não entendo oque tem que ser posto entre o exe e o console ....algo como enios não entendi muito bem nos seu video.poderia me explicar

    ResponderExcluir
  8. Ola, tudo bem. Já tentei baixar o arquivo umas 3 vezes e no final do download aparece a mensagem de "Falha - Erro na rede". O arquivo está com problemas? Tem outra forma para baixá-lo?

    ResponderExcluir
  9. bom dia Murilo J. de Oliveira com esta instalação que você disponibilizou para download, não estou conseguindo usar via dbacess somente como ctree voce poderia me ajudar ?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite. Estou tentando baixar o Protheus11 mas não consigo. Dá erro de rede desconhecido. Poderia me ajudar com este problema por favor?
    Fico no aguardo e desde já te agradeço.

    ResponderExcluir
  11. ERR0002: não foi possivel estabelecer conexão com TOTVS application Server. Verifique suas configurações (rede ou TOTVS SmartClient) estou com o mesmo problema, verifiquei o smartclient.ini mais continua dando o mesmo erro, pode me ajudar

    ResponderExcluir
  12. Ola amigos gostaria de saber se você poderia enviar para o meu Email
    marco.aureliot2t@gmail.com os PDF para iniciante pois sou estudante
    ADS e quero preder esta Linguagem pois vejo falar muito bem dela, varias empresa da minha região usa TOTVS

    ResponderExcluir
  13. Amigo quando tento efetuar o download da falha no final do download.

    ResponderExcluir
  14. ô Ô Ô Ô cambadas de burro viu !!!

    ResponderExcluir
  15. Muito bom. Já sou programador em outras linguagens mas no mundo TOTVs tava voadão. Vlw

    ResponderExcluir
  16. Pessoal tem um blog de ADVPL bom com muita dica:
    http://microsigadvpl.blogspot.com.br/
    Vlw!

    ResponderExcluir
  17. Tambem estou com o ERR0002: não foi possivel estabelecer conexão com TOTVS application Server. Verifique suas configurações (rede ou TOTVS SmartClient) estou com o mesmo problema, verifiquei o smartclient.ini mais continua dando o mesmo erro, pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Airton, fiz umas alterações referente este erro nesta mesma página do BLOG, veja se isso resolve seu problema e por favor nos retorne dizendo se deu certo.
      Abraço.

      Excluir
  18. Bom tarde! Tem como você colocar o dbaccess protheus para baixar! o meu deu um erro.

    ResponderExcluir
  19. Estou com dificuldade com o configurador, instalei o PROTEUS 11, e não consegui encontrar o configurador, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Davi,
      Ao clicar no ícone terá que mudar o ambiente para SIGACFG.

      Excluir
  20. Instalação efetuada com sucesso....agora e so navegar no sistema.

    ResponderExcluir

Caso você comente como anônimo (o que não seria o ideal), favor deixar seu nome e e-mail.

Abraço,

Murilo.